sexta-feira, 28 de maio de 2010

Vem aí mais um evento da Nação...GFs e Summons para D&d!



Você já conhece a Nação RPG?Não?E você realmente é RPGista?Bom, está perdoado já que se você está lendo este artigo, significa que está conhecendo a Nação RPG, e se está lendo isso aqui e nem faz idéia do que é RPG...Bom, então este é o melhor lugar para aprender sobre este jogo de aventuras, um hobby que milhões de pessoas no mundo todo praticam por um único motivo básico: a diversão.

Claro que com a diversão se ganha mais um montão de outras coisas.Socialização, maior prazer na leitura, estimulo mental...E é tanta coisa boa que o RPG trás ,que eu nem sei por que você não está jogando isso a mais tempo!E lógico, para quem já é velho de guerra de tantos outros movimentos em prol do RPG, e já passou em tantos eventos que com certeza é um mestre de carteirinha e já conhece a Nação RPG, está mais do que familiarizado com estas linhas aqui descritas.O tempo passa e cá estamos nós em mais um evento da Nação RPG, com card games, miniaturas e claro:RPG.Somando-se a nossos colaboradores de eventos de quadrinhos e animes, nossa Nação só cresce dia após dia.E estamos em uma épica batalha para a manutenção deste contingente que só aumenta, e com tantos novos lançamentos em cartaz como o livro do jogador II, o novo mago do novo mundo das trevas, mago o despertar(com um precinho salgado e páginas até não poder mais) e para minha felicidade:O livro do ravnos!!!Sim, a Devir não desistiu de publicar os romances de clã!E pelo bem daqueles que estão acompanhando os capítulos que narram à chegada da Gehena do “velho” mundo das trevas.Agora só falta traduzirem a própria Gehena né?Será que rola?Com a chegada de Mago o despertar parece que de mundo das trevas só rolam as coisas do novo mundo.

E lá fora, não param de ter lançamentos da quarta edição de D&d, então teremos em breve mais uma enxurrada de títulos para os fãs de RPG, e claro não é só os fãs de RPG que tem boas notícias!Os fãs de Hero clix podem vibrar com os lançamentos das novas expansões do jogo. Para quem achou que o jogo tinha morrido meu caro, você se enganou redondamente. E, inclusive, estamos tendo diversos campeonatos. O ultimo, tenho que declarar, com o tema, ta na hora do pau! Fiquei em primeiro lugar (pela primeira vez!)

Leandro Silvio Martins.

Guardian Force:

Recentemente voltei a jogar o Final Fantasy VII.Um amigo meu colocou o clássico do Playstation em seu PSP, e não resisti em fazer as coisinhas que não tinha feito no jogo quando foi a época de lançamento do jogo.

No Final Fantasy, foram eternizados os ataques de convocação, no VII os que aparecem nas summons materias e a partir do VIII são as guardian forces, aliados que surgem e manifestam um tipo de poder especial e somem depois de fazer seus ataques.Bom, não necessariamente um ataque, pois o poder manifestado da criatura invocada pode ser uma magia de cura ou proteção.Pensei comigo mesmo, por que não aplicar estes poderes nos jogos de D&D...Bom, como um item mágico que contem a invocação que pode aparecer um número de vezes ao dia, como a garrafa do Efreet, onde dependendo do resultado lançado nos dados, ele fica como um aliado que o ajuda durante dez minutos por dia, ou uma estatueta dos poderes magníficos, como a utilizada por Drizzit de Forgoten Realms, a criatura fica durante um determinado período auxiliando o dono da estatueta.No caso das invocações parecidas com as de Final fantasy, o ser conjurado desfere um único ataque ou magia e se vai, durante uma certa quantidade de vezes ao dia, ou durante um encontro por dia, ou em cada encontro...Dependendo do poder manifestado pela invocação, cabe ao mestre controlar o poder invocado.


Imagine um pergaminho que quando utilizado, cure os aliados. Agora imagine este mesmo pergaminho utilizando no lugar de uma simples magia de cura, uma manifestação cheia de efeitos especiais de um ser mágico que vai utilizar a magia de cura?Lógico que com um poder ligeiramente maior, para dar mais importância a invocação. Este aliado conjurado não pode ser afetado como uma criatura normal, ele apenas surge em cena, faz o que tem que fazer e se manda, este aliado também não pode executar tarefas, como dar informações, trazer comida, transportar o grupo... Bom, a não ser que o poder dele seja este. Cada aliado possui um único tipo de poder, ou dependendo de como ele esteja alocado com o personagem jogador, ele pode evoluir junto com o personagem e ganhar novos poderes, ou aumentar os que já possuem.

O legal disso é a forma que a conjuração aparece, as formas que eles surgem e desferem seu poder. Assim, a forma que este aliado é conjurado também pode variar. Um clérigo pode ter sido imbuído de tal poder e convocar a imagem de seu deus que irá desferir o ataque e desaparecer, pode ser um poder ganho através do treinamento de um monge, o gasto de XP que o monge possua pode fazê-lo aprender o poder, ou seja, comprado com pontos de experiência, assim como um mago faz ao realizar um tipo de magia que consome uma certa quantidade de XP(pontos de experiência), ou podem ser itens maravilhosos como as summons materias de FFVII, também podem ser conjurados através de uma varinha(uma varinha de cura faz aparecer pequenas fadinhas que curam um ferimento), estatueta e garrafas como no caso das estatuetas maravilhosas e a garrafa do efreet, bolinhas de gude com cores diferentes(ta, esta foi uma referencia tosca ao próprio FFVII... ), e até mesmo serem uma magia de conjuração, que tem um efeito um pouco diferente das magias de conjuração normal.Um jeito legal é como é feito em algumas GFs(guardian forces) de Final fantasy VIII, você enfrenta a criatura e depois de vencê-la, ela se submete a você como um aliado conjurado desta forma.


Pode-se basear os aliados conjurados em qualquer mitologia.Os deuses podem fazer das suas aparecendo como avatares temporários, desferindo o ataque ou a magia que eles tiverem que fazer e se mandar depois.Exemplo, você conjura Zeus, ou o seu avatar, ou só a imagem dele...Ele surge entre as nuvens e invoca a magia tempestade de raios, que é despejada em todos os inimigos e depois desaparece.Estes avatares podem ser conquistados em uma luta contra uma criatura sob ordens do deus, em um templo depois de passar por diversos desafios, encontrando artefatos sagrados dos respectivos deuses.Locais secretos e remotos podem esconder estes artefatos.Lógico, só existe um artefato de cada deus, o que pode render uma nova aventura depois da busca, com uma série de clérigos ou paladinos que acham o personagem indigno de possuir tal item, e ele tem que se provar merecedor ou enfrentar os devotos daquele deus!


Um, porém, caso o portador seja morto, o item retorna para onde foi encontrado, e não volta se ele for ressuscitado. Existe uma revista dragão Brasil que trata de jogos dos games e dá exemplos de avatares conjurados dos deuses de Arton, mas claro que aqui vou puxar sardinha para os deuses do meu cenário de campanha. Exemplos:
A deusa do equilíbrio Kan-U surge nos céus e o seu símbolo, uma balança, surge atrás dela no estilo cavaleiros do zodíaco, e lança uma luz em todos na batalha, a partir daí, ninguém mais pode utilizar recursos mágicos para aumentar força, algum tipo de proteção, ataque certeiro ou qualquer magia benéfica, como cura, força do touro entre outras que “buffem” os personagens.Além do que, todos os utensílios mágicos e artefatos são desligados durante aquela batalha.Todos só poderão lutar usando suas próprias armas, magias de ataque como bola de fogo, ainda funcionam.

Jemted Nars ,o deus da guerra,surge em um carro de guerra guiado por seis cavalos empunhando uma lança, ele atravessa os inimigos e desfere o dano de uma bola de fogo maximizada e o dano maciço igual ao da bola de fogo, caso uma criatura seja imune ao fogo, ainda recebe o dano maciço, a jogada é uma só(ex.10d6 de dano são multiplicados por 2, o primeiro dano é por fogo e o segundo contusão), além disso ele oferece a todos os aliados do invocador + 1 nas jogadas de ataque e no dano e imunidade total ao medo até o final do combate.

Marduk, o deus da força, não aparece totalmente, somente seu enorme punho surge dos céus e esmaga os inimigos causando 10d6 de dano , além de obrigar a todos a fazer um teste de morte, CD 15.Todos com 101 pontos de vida ou menos, morrem automaticamente.Ele também concede força do touro ao conjurador.
Ynos, o deus sol surge nos céus e ilumina todo o território, ele expulsa todos os mortos vivos locais com 15 dados de vida ou menos, e destrói os que tiverem 7 ou menos.Além de causar 10d6 pontos de dano e deixa uma moeda com seu rosto ao conjurador que pode utilizá-la para invocar a magia luz do sol uma única vez.A moeda é sempre deixada toda vez que o deus é invocado.

Perceba que algumas invocações são bem poderosas dependendo do nível do personagem, por tanto o mestre deve restringir bastante o número de vezes que o avatar do deus pode ser invocado.

Leandro Silvio Martins.(“bibliografia” :Dragão Brasil nº84)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Datas dos Eventos

Ha anos surgiu nos EUA um jogo chamado RolePlayningGame ,ou simplesmente RPG,jogo de interpretação de personagens,um tipo de jogo teatro em que cada jogador assume o papel de um personagem,geralmente um herói aventureiro,herói das clássicas aventuras do primeiro jogo de RPG que se tem notícia: O Dungeons e Dragons ,ou simplesmente D&d,o roleplay é o ato de interpretar um personagem,falar e gesticular como se fosse seu personagem falando e não o jogador.A aventura é controlada por um mestre ou narrador na linha de jogo Storyteller (vampiro, lobisomen, mago, fada, múmia...),para jogar é necessário escolher o jogo mais apropriado(terror gótico,medieval...)e comprara um livro básico,o manual principal de um jogo de RPG,o livro contém as regras principais,e é o único necessário para jogar,os outros livros são complementos que aumentam a riqueza do cenário,uma aventura é o desafio apresentado pelo mestre,a ser vencido pelos jogadores.
Powered By Blogger

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP