quarta-feira, 19 de agosto de 2009

RPG na sociedade

RPG é a sigla que vem da expressão Roleplaying Game e significa jogo de interpretação de papeis. Jogar RPG ao longo destes anos para mim tem sido uma experiência única, este maravilhoso hobby, é um jogo que teve inicio nos anos 70, e cada jogador faz o papel de um personagem e vive uma aventura imaginária. Nem sei quantas vezes eu expliquei este jogo.





E quantas vezes já escutei um monte de besteiras sobre o jogo, e tive que estudar bastante para responder da melhor maneira possível sobre o RPG, ainda mais na época de eventos que terminaram por acusar o RPG de culto a sei lá o que...RPG não é um jogo de azar, não existem perdedores e vencedores, apenas uma história sendo contada, os dados não envolvem apostas em dinheiro e muito menos decidem de maneira mística o destino dos jogadores. Quando temos encontros de RPG, não temos cultos, os encontros são eventos em que os jogadores e mestres se inscrevem para participar de sessões de jogo e se divertir! Uma excelente oportunidade para fazer novos amigos, conhecer novos títulos de RPG e formar novos grupos, alias, fazer novos amigos é apenas um, dos vários benefícios que este hobby é capaz de oferecer. Professores, psicólogos e pedagogos já descobriram o potencial educativo do RPG, não é a toa que tivemos coleções de livros didáticos, como o português em outras palavras, que procuravam explorar o RPG de forma educacional, estimulando o aluno a inventar e sofisticar narrativas, participando de atividades que envolvem história, sociologia, geografia e outros. Sou professor de geografia e com certeza sei do potencial do RPG dentro do processo de educação. Existem muitos livros e suplementos de RPG que são baseados em fatos, lugares e pessoas reais. Como Gurps Império Romano, Desafio dos Bandeirantes...





O estimulo a leitura então, nem se fala, primeiro que para jogar é preciso ler os módulos básicos e suplementos. Construir um personagem, montar o seu background de acordo com o cenário onde se passa a aventura enriquecem o conhecimento. Mas acho que a palavra que procuro para este artigo é socialização. Todo conhecimento adquirido no RPG, e não só o conhecimento sobre geografia ou história, mas o de trabalho em equipe e o de comunicação são aplicados no dia a dia. O RPG se mostra como forma de obter ensinamentos parecidos com o das animações japonesas, que possuem animes como Pokemon e outros que tratam de companheirismo e amizade. Aplicar as boas coisas que se aprende e assimilar para as nossas vidas estas boas coisas é uma forma de se viver bem e de se melhorar a cada novo conhecimento. O foco é aprender a discernir as coisas que aprende, tornando a aventura da vida mais extraordinária, e embarcar nas aventuras fantásticas contadas nas diferentes mesas de RPG espalhadas pelo mundo é um maneira divertida de abrir os olhos para uma nova perspectiva de mundo. O limite do potencial do RPG depende de quem o desenvolve e de que maneira o desenvolve, pois o estimulo a imaginação, a leitura e a amizade mostram os jogos de RPG como à coisa simples que é, desfazendo o mito de jogo complicado ou jogo de maluco que vem a causar tantos problemas ao nosso hobby, imagino então que este artigo venha a ajudar muita gente a compreender melhor o que é o RPG e que chegue nas mãos de muita gente que interprete de forma errônea o RPG .



Leandro Silvio,
http://www.umnovomundorpg.blogspot.com/
http://www.territoriorpg.blogspot.com/
http://www.papofurad0.wordpress.com/
leandro.180383@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas

Datas dos Eventos

Ha anos surgiu nos EUA um jogo chamado RolePlayningGame ,ou simplesmente RPG,jogo de interpretação de personagens,um tipo de jogo teatro em que cada jogador assume o papel de um personagem,geralmente um herói aventureiro,herói das clássicas aventuras do primeiro jogo de RPG que se tem notícia: O Dungeons e Dragons ,ou simplesmente D&d,o roleplay é o ato de interpretar um personagem,falar e gesticular como se fosse seu personagem falando e não o jogador.A aventura é controlada por um mestre ou narrador na linha de jogo Storyteller (vampiro, lobisomen, mago, fada, múmia...),para jogar é necessário escolher o jogo mais apropriado(terror gótico,medieval...)e comprara um livro básico,o manual principal de um jogo de RPG,o livro contém as regras principais,e é o único necessário para jogar,os outros livros são complementos que aumentam a riqueza do cenário,uma aventura é o desafio apresentado pelo mestre,a ser vencido pelos jogadores.
Powered By Blogger

  © Blogger templates Romantico by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP