Sem a menor sombra de dúvida, Tragwyddol golau é um dos mais poderosos dragões de Korangard- gigantesco, forte, influente e perigoso. Em vários aspectos representa tudo aquilo que define um dragão, e sempre ao extremo.
Arrogante e vaidoso, Tragwyddol golau não suporta a presença de outros dragões em seu vasto território, a floresta vermelha, cujo centro é a maior montanha do mundo, conhecida como a montanha da luz eterna. Esta montanha recebeu este nome por conta de uma das gemas que fazem parte de seu tesouro: Uma das gemas com o poder de uma estrela, gemas ancestrais que como conta a lenda fortaleciam uma poderosa arma que auxiliou na derrota do deus louco da destruição Andrax. As gemas foram presentes do próprio criador da existência, um ser acima dos próprios deuses. Quando foi colocada junto ao tesouro de Tragwyddol golau toda a montanha brilhou. A montanha só se apaga quando o colossal dragão se deita sobre seu tesouro.
Tragwyddol golau devota seu tempo na coleta de tesouros e na própria adulação: centenas de seguidores veneram o dragão como um deus, promovendo um culto a criatura que se expalha por toda a floresta vermelha. Tragwyddol golau considera seus seguidores como parte de seu tesouro, seres cujo as vidas lhe pertencem.
Por vezes o colossal dragão assume a forma de homem, geralmente um homem alto de cabelos e grande barba ruiva, de porte altivo e utilizando vestimentas soberbas, sempre da cor vermelha. Ele costuma andar pela floresta para conhecer cada aspecto das coisas que ocorrem em seu território.
Tragwyddol golau é intimidador e raramente está calmo. Ele se enfurece com facilidade e seus acessos de fúria são notórios, os incêndios pela floresta são constantes, por conta disso recebeu o nome de floresta vermelha.
O imenso tamanho de Tragwyddol golau o faz ser um dos exemplares mais magníficos e impressionantes de dragão. Sua esplendida couraça cor de rubi, garras enormes e poderosas e uma cabeça coroada com chifres são mais aterradores do que a maioria dos dragões.